Sequelas coronavírus: curados da covid-19 têm perdas dentárias




O jornal The New York Times publicou uma reportagem hoje (26) capaz de trazer muita preocupação para sobreviventes da covid-19: no que pode ser mais uma sequela da doença, alguns pacientes atualmente curados relataram a perda de dentes, que caíram das gengivas sem mesmo sangrar.

O periódico ilustra o fato, citando o caso da sra. Farah Khemili que, chupando uma bala de hortelã, perdeu um dente de sua arcada inferior, que simplesmente saiu na sua mão, sem nenhum tipo de sangramento ou dor. Indo ao dentista, ela descobriu que tinha uma perda óssea (atribuída ao hábito de fumar) e foi encaminhada a um especialista para fazer um caro procedimento de reconstrução.

A sra. Khemili, que é de de Voorheesville, nos EUA, sobreviveu a uma luta contra a covid-19 na primavera e, depois de curada, juntou-se a um grupo de suporte online, por passar a sofrer uma série de sequelas, como névoa cerebral, dores musculares e nervosas.

Vendo o sofrimento da esposa, o marido de Farah acessou o Survivor Corp, no Facebook, onde fez uma descoberta assustadora: a fundadora da página, Diana Bent, disse que seu filho de 12 anos havia perdido um dente permanente após um caso leve de covid-19. Nos comentários, várias pessoas que tiveram a doença perderam dentes saudáveis e normais.